sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
O iluminismo é uma corrente filosófica que tem como base a razão e a procura do saber. É a favor do pensamento e das ciências, promove o ensino e a educação e faz criticas sociais, religiosas e políticas.
O iluminismo nega o absolutismo e as suas origens divinas, valoriza o Homem, ou seja todos os homens são iguais perante a lei e com isso critica a descendência, todos teriam de merecer o estatuto que tinham na sociedade (um nobre tinha que provar esse estatuto).Também defende a tolerância, principalmente a religiosa. Condena a escravatra. Tem como principio base o individualismo ( liberdade individual). O mercantilismo é criticado, e mais tarde substituido pelo fisiocratismo. Para os fisiocratas a riqueza viria da natureza e não das trocas comerciais. Também eram contra a intervenção do estado na economia. O iluminismo também queria uma separção dos poderes judicial, executivo e legislativo para assim se opor ao absolutismo.
Tudo isto fez com que no século XVIII ocorrem-se as primeiras revoluções liberais, baseadas nos principios da liberdade, igualdade e fraternidade.