Iluminismo

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O iluminismo é uma corrente filosófica que tem como base a razão e a procura do saber. É a favor do pensamento e das ciências, promove o ensino e a educação e faz criticas sociais, religiosas e políticas.
O iluminismo nega o absolutismo e as suas origens divinas, valoriza o Homem, ou seja todos os homens são iguais perante a lei e com isso critica a descendência, todos teriam de merecer o estatuto que tinham na sociedade (um nobre tinha que provar esse estatuto).Também defende a tolerância, principalmente a religiosa. Condena a escravatra. Tem como principio base o individualismo ( liberdade individual). O mercantilismo é criticado, e mais tarde substituido pelo fisiocratismo. Para os fisiocratas a riqueza viria da natureza e não das trocas comerciais. Também eram contra a intervenção do estado na economia. O iluminismo também queria uma separção dos poderes judicial, executivo e legislativo para assim se opor ao absolutismo.
Tudo isto fez com que no século XVIII ocorrem-se as primeiras revoluções liberais, baseadas nos principios da liberdade, igualdade e fraternidade.


Locke

Montesquieu

Diderot

Rousseau

Absolutismo

http://www.easy-share.com/1913632535/Absolutismo.pptx, faça download aqui, pode fazê-lo grátis.

Monarquia absoluta e os regimes parlamentares

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Na Europa nos séculos XVI a XVIII, vigoravam dois regimes políticos: o absolutismo e o regime parlamentar.
A monarquia absoluta é caracterizada por um rei que é de origem divina e que detem todos os poderes na sua mão: o legislativo,executivo e judicial. Neste regime as leis eram feitas pelo rei e a população teria de as cumprir. O rei era o juiz do reino, ou seja decidia os problemas judiciais do país. O rei também era o chefe supremo do exército e controlava todas as instituições e orgãos-administrativos do Estado. Para este regime todas as ordens sociais teriam de pagar impostos, logo acabavam todos e quaisqueres privilégios. Neste regime as decisões eram tomadas em locais fixos, estando o poder mais centralizado.Os palácios luxuosos caracterizam a dimensão do rei e do próprio Estado. França, Portugal e Espanha foram alguns dos países que tiveram uma monarquia absoluta.
O regime parlamentar tem como base um Parlamento, órgão colectivo onde se tomam decisões que o rei obrigatoriamente terá de aceitar. A burguesia era o grupo mais numeroso deste regime, possibilitando um maior desenvolvimento destes países. O privilégio de ser nobre não era hereditário,só eram nobres aqueles que eram reconhecidos como tal ( ser culto e ter poder económico) .No parlamentarismo havia então uma maior mobilidade social. Inglaterra e Holanda foram dois países que adoptaram este regime político.
O regime absoluto foi aquele que sofreu mais críticas, acabando por mais tarde cair, com as Revoluções Liberais.



Absolutismo